Pular para o conteúdo
Voltar

Bate-papo com escritores movimenta Colônia de Férias

Projeto da Secretaria de Cultura chega a sua 10ª edição
Graciele Leite | SEC-MT

- Foto por: Ahmad Jarrah
A | A

Para muitos pais, as férias nem sempre são sinônimo de diversão. “Vou trabalhar, o que faço com meu filho?”, é a preocupação. Pensando nessa situação, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça criou o projeto Colônia de Férias na Biblioteca, que está na sua 10ª edição. De lá para cá, a programação do evento, que alia diversão e conhecimento, têm salvado famílias que desejam mais que uma tv para distrair os filhos.

Este ano, o projeto ocorreu de 22 a 24 de janeiro, e alcançou 300 pessoas, sendo 215 crianças e 85 adultos. O bate-papo com escritores foi uma novidade desta edição e movimentou a colônia, proporcionando trocas e vivências aliadas às atividades de diversão e conhecimento. Participando pela segunda vez, Nicoli Fernanda, 10 anos, esbanjou entusiasmo e sorriso. “Eu gosto de vir na colônia de férias porque eu adoro ler, fazer as atividades e ouvir os escritores também”. 

Entre os autores estava Victor Angels, ganhador do II Prêmio Mato Grosso de Literatura. O premiado autor do livro infantil ‘Mundo dos Sonhos – o ferreiro e a cartola’ conta que se sentiu prestigiado por participar do evento. “É muito relevante, porque é um momento que eles têm de conhecer o universo da literatura, e muitas crianças e pais não sabem que temos autores aqui em Cuiabá e Mato Grosso”. Além dele, participaram os autores Michel Borges Pinheiro (Duzentos Dias; Vinte e Poucos Anos), Neide Silva (Cigamiguinho; Sabina, a sapinha bailarina), Eugênia de Castilho (Meu Gonçaleiro), Marília Beatriz de Figueiredo Leite (O Mágico; o Olho que vê) e Vinícius Rangel (Os cinco dedos de João; O pastor Ben e a ovelha cambita).

“A BPEEM, durante esses três dias de evento, proporcionou aos participantes o conceito de que aprender é divertido por meio das atividades que aliaram o lúdico e as experiências de vida com informação, conhecimento e leitura. Acredito que cumprimos nosso papel social e educacional”, comemorou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Waldineia Almeida.

A coordenadora do evento relata que o bate-papo com os escritores foi enriquecedor para todos os que participaram. Michel e Victor Angels conduziram a conversa de forma descontraída, contando sobre as inspirações para escrever os livros. Neide e Eugênia rememoraram fatos da infância, o sonho de serem escritoras e como enfrentaram dificuldades para ter acesso aos livros. Marília e Vinícius contagiaram os participantes contando histórias e o amor pela leitura. Ao fim, o ator Ilson, com seu personagem Zabilim Plim Plim, o palhaço, ganhou gargalhadas de um público empolgado com a apresentação circense.

Entre as atividades, oficinas de porta-retrato, criação de polvo, origamis, chaveiro com material reciclável, escultura de massinha, porta-trecos, desenhos pedagógicos e pintura facial. Ainda teve contação de histórias, sessão de cinema.

Para quem quiser conhecer, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está situada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria Coellho, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é das 12 às 18h. Telefone (65) 3613-9230.


Download