Pular para o conteúdo
Voltar

MT Escola de Teatro recebe mestre maranhense Tião Carvalho

Mestre Tião ministrou aulas sobre as danças brasileiras com foco nos jogos, brincadeiras infantis e teatrais, oriundos da cultura popular, tradicional e oral.
Da Assessoria

- Foto por: Divulgação
A | A

Na manhã do último sábado (06.04) os aprendizes da MT Escola de Teatro receberam uma visita muito aguardada, o mestre maranhense Tião Carvalho, que ministrou uma aula de percussão corporal. O intercâmbio faz parte das atividades do Território Cultural.

O encontro ocorreu na sala Anderson Flores, do Cine Teatro Cuiabá, como parte das discussões sobre o imaginário da infância, tema trabalhado nas aulas deste semestre e direcionado aos estudantes dos cursos regulares.

Mestre Tião ministrou aulas sobre as danças brasileiras com foco nos jogos,  brincadeiras infantis e teatrais, oriundos da cultura popular, tradicional e oral. "São aprendizados que não vêm de sala de aula, mas que se aprende na rua e rodas de capoeira. É a tradicional cultura oral. A interação dos alunos foi muito boa, pois eles estão disponíveis para arte. Então, foi fácil falar de corpo e consciência corporal, sabendo que o simples facilita o aprendizado", revela.

José Antônio Pires de Carvalho, mais conhecido como Mestre Tião, é cantor, compositor, ator e dançarino, fundador do Grupo Cupuaçu, no Morro do Querosene, em São Paulo. Ele pesquisa e promove apresentações sobre músicas e danças populares do Maranhão, como o Bumba Meu Boi e o Cacuriá.

Para o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, receber a visita do mestre Tião é uma ótima oportunidade para os aprendizes conhecerem a diversidade cultural do nosso país. "Esse intercâmbio de informações promove o aprendizado e proporciona um crescimento profissional para todos os participantes", destaca.

Sobre a MT Escola de Teatro 

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).