Pular para o conteúdo
Voltar

Inscrições para o 16º Fetran estão abertas

Apresentação das peças teatrais acontece a partir de junho, quando é realizada a 1ª etapa em Campo Verde.
Assessoria | PRF

A | A

No mês do Movimento Maio Amarelo, em que diversas entidades públicas e privadas se mobilizam em torno das ações de educação para o trânsito, centenas de estudantes do Mato Grosso também tratam o assunto. Eles vão participar do 16º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As inscrições estão abertas até o dia 25 deste mês, e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) é parceira do evento.

No ano passado, foram 80 peças teatrais inscritas e este ano a expectativa é que sejam cerca de 100. Podem participar escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, educação especial e profissionalizante. As inscrições são realizadas pela internet no endereço www.mt.fetran.com.br, onde também está disponível o regulamento do festival.

As peças teatrais são escritas, dirigidas e encenadas por estudantes com a ajuda dos professores e tem o trânsito como tema. As apresentações acontecem a partir de junho em etapas realizadas em todas as regiões do Estado, sendo a final em Cuiabá, no mês de setembro.

O Fetran Teatro nasceu em Mato Grosso há 16 anos e serviu como base para o Fetran Pedagógico – ações desenvolvidas pela PRF nas escolas em todos os estados. O evento é organizado pelo Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF. O objetivo é estimular a produção cultural no ambiente escolar e sensibilizar as pessoas quanto à responsabilidade de cada um para um trânsito seguro.

Muitos, que participaram do evento quando estudantes, hoje são motoristas formados com a consciência de que é preciso ter mais responsabilidade no trânsito. Alguns se tornaram atores profissionais e seguem levando as mensagens da educação para o trânsito por meio da arte.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê, em seu artigo 76, que a educação para o trânsito será promovida desde a pré-escola até o ensino superior por meio dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, do qual a PRF faz parte.

Além da Secel, são parceiros do Fetran: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Rota do Oeste, Prefeituras Municipais de Campo Verde, Primavera do Leste, Querência, Campos de Júlio, Sorriso e Várzea Grande.

Etapas

03 a 07/06/2019 – Etapa Aricá Mirim – Campo Verde
17 a 21/06/2019 – Etapa Araguaia – Primavera do Leste
01 a 05/07/2019 – Etapa Xingu – Querência
12 a 16/08/2019 – Etapa Guaporé – Campos de Júlio
26 a 30/08/2019 – Etapa Teles Pires – Sorriso
09 a 13/09/2019 – Etapa Cuiabá – Várzea Grande
23 a 27/09/2019 – Etapa Mato Grosso – Cuiabá