Pular para o conteúdo
Voltar

Primavera do Leste recebe a 13ª edição do Festival Velha Joana

O Festival começa nesta sexta-feira (08.10) e contará com 62 apresentações artísticas até o dia 17.
Graciele Leite | Secel-MT

- Foto por: Divulgação
A | A

Primavera do Leste se transforma nesta semana em um palco de espetáculos de teatro, dança, encontros, performances e intervenções artísticas. A 13ª edição do Festival Velha Joana começa nesta sexta-feira (08.11), reunindo 62 apresentações em um ambiente lúdico para as crianças e um espaço de entretenimento e cultura para jovens e adultos. O evento prossegue até o dia 17 de novembro, com um público estimado de 15 mil pessoas.

“A democratização do acesso à Cultura é uma prioridade em nossa gestão, que se comprometeu com o fortalecimento de iniciativas de fomento às manifestações artístico-culturais nos municípios mato-grossenses, como é o Festival Velha Joana”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez.  

O Festival ocorrerá com três mostras simultâneas: Oficial, Panorama e Regional. Ao todo, foram 110 trabalhos inscritos, sendo selecionados 62 para os nove dias de programação. “Caminhamos para a 13ª edição do Festival Velha Joana. São 13 anos ininterruptos de apresentações, trocas, debates, fomento e, principalmente, de fortalecimento das artes em Mato Grosso”, comenta um dos idealizadores e atual secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste, Wanderson Lana.

A Mostra Oficial contempla espetáculos, processos, intervenções e performances de grupos e artistas dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso, selecionados via edital. “A parceria com a Secel foi imprescindível para que conseguíssemos trazer companhias profissionais e grandes nomes do teatro brasileiro e mato-grossense para apresentar-se no Festival”.

As mostras Panorama e Regional são destinadas às apresentações de grupos e artistas de Primavera do Leste e de outros municípios do Estado, respectivamente. O objetivo é valorizar grupos em formação ou que estão começando, e fomentar a produção artística no Estado. Ao final, uma comissão do Festival irá escolher trabalhos das duas mostras e estes receberão ajuda financeira para custear novos espetáculos na cidade, como uma forma de incentivo à arte e o acesso à população.

O 13° Festival de Teatro Velha Joana é realizado pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, a Associação Cultural Teatro Faces, Ponto Faces de Cultura e tem o patrocínio da Secel. 

Para mais informações sobre programação, grupos e resumo dos espetáculos, acesse a rede social do Festival.