Pular para o conteúdo
Voltar

Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Museu de História Natural Casa Dom Aquino



A Casa Dom Aquino, hoje Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, é um Patrimônio Histórico do Estado. Foi construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista. A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância.

Essa característica de fachada de frente para o rio marca um momento da história da cidade de Cuiabá do século XIX, quando a cidade dependia do rio tanto como fonte de pescado como forma de transporte. Hoje esta casa é a única edificação do século XIX da cidade de Cuiabá que guarda essas características.

Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a ‘Casa Predestinada’, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado de Mato Grosso: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Aquino Correa. Atualmente abriga o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

O museu possui uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Fosseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar.

A exposição arqueológica conta a nossa história através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

Dos 12 cômodos da casa, quatro utilizados para as exposições permanentes e o restante é distribuído em salas para realização de oficinas, escritórios e acervos. Possui anexo com cozinha, banheiros e área coberta para a realização de oficinas. Ao redor da casa, tem uma área verde com árvores centenárias, orquidário, viveiro de mudas silvestres.

Além de ser um lugar cheio de história realiza uma extensa programação cultural com diversas atividades. São atividades socioculturais com escolas, universidades e instituições de inclusão social. Oficinas de cerâmicas, de materiais reciclados, minicursos de orquídeas e palestras sobre diversos temas como: preservação do Patrimônio e educação Ambiental em conformidade com o plano de ação do Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais. 

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá. O funcionamento ao público é de quarta a domingo, das 8h às 18h. Entrada: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia).



Equipamentos Culturais
Todos os Serviços