Pular para o conteúdo
Voltar

Residência dos Governadores

Residência dos Governadores



A Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá. O projeto do prédio, elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, obedeceu ao estilo usado no Rio de Janeiro na década de 30, neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados ao México pelos Estados Unidos, muito difundido em filmes de faroeste.  

A obra foi solenemente entregue no dia 16 de janeiro de 1940. Em 6 de agosto do ano seguinte Getúlio Vargas nela ficou hospedado, sendo o primeiro presidente da República a visitar Mato Grosso. Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias.

Em 12 de maio de 1986 foi criado e inaugurado o “Museu da Residência dos Governadores” e o seu acervo foi transferido para o Museu Histórico de Mato Grosso. Por um curto período, a Residência abrigou em 1987 a Secretaria de Estado de Cultura, a sede do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso até 2003, transformando-se em um confortável espaço cultural para a sociedade, contando com ateliê, salas de exposições e praça de eventos.

Em dezembro de 2004, a Lei nº 8.235 transferiu a edificação para a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – MT Fomento. A Secretaria de Estado de Cultura, em 2 abril de 2014, instalou o Museu de Arte – Pinacoteca de Mato Grosso – criado pelo decreto nº 1.327 de 13 de maio de 2008, com o propósito de guardar, preservar e expor o acervo de artes visuais, composto por obras de autores regionais, nacionais e internacionais.

Na Residência, considerada um espaço importante para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico, arquitetônico e de memória que deve ser preservado, funcionou também o Museu de Arte de Mato Grosso. 

Serviço

A Residência dos Governadores é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na rua Barão de Melgaço, nº 3565, Centro de Cuiabá. A entrada é gratuita. Aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às18h. Telefone: (65) 3613-0232. Email: equipamentos@secel.mt.gov.br



Equipamentos Culturais
Todos os Serviços