Pular para o conteúdo
Voltar

Movimento Rota chega ao Museu de Arte de Mato Grosso

Na sexta-feira (20), o público acompanha sessões de live painting e aprecia apresentações musicais.
Assessoria | SEC

Movimento Rota - Foto por: Protásio de Morais
Movimento Rota
A | A

Nesta sexta-feira (20), a partir das 20 horas, o Movimento Rota desembarca no Museu de Arte de Mato Grosso para apresentar Paisagens Brasileiras, atividade que integra a 14° Semana Nacional dos Museus. O evento traz o tema Paisagens Culturais, estabelecendo a relação entre a população e a cidade, com intuito de fortalecer e valorizar a cultura e a diversidade paisagística de todas as regiões brasileiras.

O evento desta sexta-feira propõe uma ação artística inusitada: artistas do grafite e da fotografia “dialogam” e o resultado são obras de arte multifacetadas. “Vamos imprimir fotos em lona canvas e então, o grafite vai ser impresso por cima da foto", explica um dos idealizadores do Movimento Rota, André Eduardo de Andrade.  

As fotos selecionadas para receber a intervenção do grafite são de Aruã Calil, Helder Faria, Mário Vilela e Pedro Ivo. “Estamos baseando nossa ação na exposição do Museu "Paisagens Brasileiras" - que segue em cartaz no Museu - e que se conecta à 14ª semana nacional dos museus "Paisagens Culturais", diz André Eduardo.  

A diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso, Viviene Lozi, comemora a ocupação do espaço, pelo Movimento Rota. “A partir do momento em que a linguagem urbana entra em contato com uma abordagem diferenciada, mais formal, há uma quebra de paradigma. Se a instituição parece um pouco distante, uma ação como esta faz com que o museu seja visto de uma outra forma. Esse público que dificilmente frequentaria o museu em horário normal de funcionamento, ao certo vai ficar curioso para conferir outras exposições”.

Segundo Viviene, estabelecido este vínculo, se idealiza uma relação de pertencimento do espaço. E assim, o Museu consolida sua função social ao realizar mais ações, integrando linguagens artísticas das artes visuais e o que é melhor, tem público circulando.

O Museu de Arte de Mato Grosso funciona sob contrato de gestão entre a Associação Casa de Guimarães e a Secretaria de Estado de Cultura.

Serviço:

Paisagens Brasileiras – 14ª Semana dos Museus
Nesta sexta-feira (20), às 21h
Museu de Arte de Mato Grosso