Pular para o conteúdo
Voltar

Lançamento da Maratona de Negócios Criativos traz otimismo aos empreendedores

Atividades como palestras, minicursos, oficinas e consultorias têm como focos a capacitação e qualificação
Angélica Moraes | SEC-MT

Maratonas são um subprojeto do programa MT Criativo, iniciativa transversal do Governo de Mato Grosso que envolve cinco secretarias - Foto por: Rafaella Zanol/GCom-MT
Maratonas são um subprojeto do programa MT Criativo, iniciativa transversal do Governo de Mato Grosso que envolve cinco secretarias
A | A

Centenas de pessoas lotaram o Cine Teatro Cuiabá na noite de quarta-feira (17.08) durante o lançamento das Maratonas Criativas, subprojeto do programa MT Criativo, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao incentivo, fomento e fortalecimento da economia criativa do estado. O programa envolve diversos órgãos institucionais, entre eles cinco secretarias de Estado que atuam juntas na consolidação de um segmento importante para a economia como um todo.

“O Governo opera de uma forma transversal, diferente, focado na geração de trabalho e renda e nos novos negócios”, explicou o secretário de cultura, Leandro Carvalho. “Existe um potencial muito grande em outras áreas da economia que vão além do agronegócio. Mato Grosso tem muitos profissionais criativos que podem transformar ideias em bons negócios e contribuir, de maneira bastante positiva, para a economia”.

Parceira no programa MT Criativo, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) trabalha com cinco agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e, ainda este ano, deve realizar cursos de qualificação focados na economia verde que tem, como um dos princípios, a inclusão sócio produtiva de pequenos empreendedores.

“Fizemos um levantamento e já temos muitos empreendedores criativos que precisam de apoio para transformar uma boa ideia em efetiva fonte de renda”, salientou o secretário Valdiney de Arruda.

Voltadas à qualificação dos empreendedores com cursos, oficinas, workshops e palestras, entre outros, as Maratonas deverão congregar empreendedores criativos de todo o estado.

“Nossa expectativa é das melhores. O pequeno empreendedor é responsável por fomentar atividades econômicas, gera emprego, condições de trabalho e alternativas que vão de encontro com a sustentabilidade, em grande parte”, observou Ricardo Tomczyk, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Palestrante da noite de lançamento, o jornalista Adriano Silva disse que ficou surpreso com o cenário que encontrou em Cuiabá. “Não imaginei encontrar tantas pessoas com uma visão tão sofisticada de negócios, criando um ambiente rico e requintado de visão de crescimento econômico por meio do empreendedorismo e inovação”, salientou.  “O programa MT Criativo e as maratonas são apenas o começo de uma trajetória belíssima que o Estado vai empreender em direção a uma nova economia”.

Empreendedores criativos de diversos segmentos também veem com bons olhos essa primeira iniciativa. Para José Júlio Tavares, do Gran Bazar Pac, responsável pela Feira da Mandioca, dar condições para que as ideias, a criatividade e o empreendedorismo se transformem em negócios é fundamental. “É preciso que a economia criativa, que tanto ajuda em um momento de crise, ganhe destaque”.

A empreendedora Creuza Medeiros, do Espaço Magnólia, diz que a falta de união e sentido colaborativo deixarão de existir com projetos como as maratonas. “A união vem do conhecimento e a criatividade, sem conhecimento, não existe. Recebo essa maratona com muita esperança. Finalmente o Governo está olhando para os criativos de forma profissional”, observou. “São novos horizontes, conceitos sendo nivelados e essa troca de informações é fantástica, fundamental. Estamos apostando muito nessa iniciativa. O criativo finalmente vai poder viver fazendo o que ele ama fazer”.

O programa

Iniciativa do Governo de Mato Grosso, o programa MT Criativo foi lançado em setembro do ano passado e envolve cinco Secretarias (Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Assistência Social e Ciência e Tecnologia), além do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

A Maratona é composta por atividades como palestras, minicursos, oficinas e consultorias direcionadas a empreendedores dos segmentos criativos, estudantes e demais interessados no assunto.

Serão dez edições mensais, com início já em agosto deste ano e encerramento em julho de 2017, com exceção do mês de janeiro. Para este mês estão programadas diversas atividades, que serão realizadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro. As inscrições já estão abertas e as informações estão disponíveis no site www.mtcriativo.mt.gov.br.