INRede Negócios Culturais realiza atividades de formação em Cuiabá

Evento tem apoio da SEC e a programação, que começa hoje, acontece ao longo de todo o mês de outubro

Começa nesta quinta-feira (29) e vai até o dia 30 de outubro o evento INRede Negócios Culturais, que tem como  objetivo capacitar os agentes culturais dos segmentos da Música, Audiovisual, Cultura Popular, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Patrimônio para o desenvolvimento de ações da Economia da Cultura. Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) o evento será aberto hoje, às 19h, com a palestra Criativo e empreendedor, sim senhor!, ministrada por Rafaela Cappai no Cine Teatro Cuiabá com entrada gratuita.

Em seu conteúdo, Cappai  desmistifica a noção padrão consensual de que criatividade e dinheiro não podem andar juntos e apresenta as características e habilidades necessárias para um empreendedor criativo bem-sucedido.

As demais atividades acontecem até o dia 30 de outubro no Sesc Arsenal e Palácio da Instrução, em Cuiabá. Com o tema “ do sonho à sustentabilidade”, o evento propõe um debate intenso em torno das novas práticas econômicas, do desenvolvimento de ações na perspectiva de mercado, proporcionando aos artistas e produtores culturais fazerem o que amam, aproximando o público fruidor de sua arte e tornando-se protagonista do seu fazer cultural.

De acordo com seus organizadores, o formato e programação foram pensados a partir da visão do agente cultural, mapeando suas necessidades e conectando com as soluções existentes atualmente no mercado cultural.  Dessa forma, nesta 1ª edição a programação terá como foco o desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras no campo da cultura, assim como o compartilhamento de estratégias, ferramentas e metodologias que fortaleçam a produção cultural mato-grossense.

Serão ofertados gratuitamente, cursos, oficinas, painéis, mesas de debate e palestras abordando: Construção de programas educativos para exposições; apresentação de cases de sustentabilidade e ideias inovadoras no cenário local; e mesas abordando as políticas públicas para as artes.

O evento é patrocinado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá. Conta também com a parceria do Sesc Mato Grosso e o apoio da SEC, Rai Reis Fotografia e Feeling Propaganda. A realização é do Instituto InRede.

Para conhecer a programação detalhada e realizar inscrições, acesse o sitewww.inredenegociosculturais.com.br

Cursos e oficinas

Negócios, Cultura e Criatividade  – 03 a 07 de outubro de 2016, com André Lira (Músico, professor, produtor, gestor de projetos socioculturais com atuação em ONGs brasileiras e estrangeiras a exemplo da Casa das Filarmônicas, C.R.I.A, American Institutes of Research).

Horário: 18h30 às 22h

Atendimento personalizado: 14h às 18h

Vagas: 20

Público Alvo: artistas e produtores culturais

Curso Construção de programas educativos para exposições com Thelma Löbel, que atua com educação não-formal em museus e instituições culturais, desenvolvendo materias gráficos, jogos, oficinas e formação de educadores. Desde 2009 ela coordena o Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira.

Dias 19, 20 e 21

Horário: Das 9h as 12h e das 13h30 as 17h30

Local: Sesc Arsenal

Número de de vagas:20

Inscrições  pelo email: caldeiraodeimagens@gmail.com

Informações pelo fone: 3616-6921

Oficina sobre financiamento Coletivo com Benfeitoria com Luiza Campos, integrante da plataforma Benfeitoria irá compartilhar estratégias de como criar uma campanha de financiamento coletivo de  sucesso, apresentando mais uma forma de financiamento para iniciativas que buscam sustentabilidade através do coletivo.

Dias 13 a 15 de outubro

Horário: Quinta e sexta feira das 18h as 21h45 e Sábado das 14h as 18h

Número de vagas: 30

Marketing Digital para artistas e produtores Culturais com Claudio Machado (criador do site www.culturadevalor.com.br, um espaço voltado para ajudar artistas e criativos a viverem dignamente de sua arte).

Dias 19 a 21 de outubro

Horário: Das 18h às 22h
Público Alvo: artistas e produtores culturais

Número de vagas: 20

Curso Introdutório de Dragon Dreaming

Dias 28 a 30 de outubro

Carga horária: 20 horas
Local: Palácio da Instrução
Horário: 28/10 – Das 18h às 22h e 29 e 30/10, das 09h às 18h – com intervalo para almoço
Número de vagas: 30 pessoas

Estratégias para circulação internacional em feiras e eventos de música com Makely Ka (um dos principais compositores de sua geração, com mais de oitenta canções registradas em CD por diversos intérpretes no Brasil e no exterior).

Dias 26 a 29 de outubro

Horário: 14h as 18h

Vagas: 20 Vagas

Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional para as Artes Cênicas com Marcelo Bones (programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Diretor Executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, consórcio de quatro grupos teatrais que se reuniram para ações de internacionalização (Luna Lunera, Teatro Invertido, Teatro Andante e Espanca!).

Dias 25 a 29 de outubro

Horário: 14h as 18h

Local: Sesc Arsenal
Vagas: 24 vagas
Público Alvo: Até 12 companhias, grupos ou produtores teatrais profissionais. Pede-se a participação de dois componentes de cada núcleo, sendo um ligado à criação e outro ligado à produção.

Convergências  – Sustentabilidade

Um Painel com relatos de cases de Sucesso no Cenário Cultural Cuiabano, compartilhando  as dificuldades e as estratégias utilizadas para obtenção de êxito ao longo dos anos.

Dias 10 e 24 de outubro, das 19h as 21h no Palácio da Instrução

Palestra Construção de programas educativos para exposições com Thelma Löbel

Dia 18 de outubro, das 19h às 21h, no Palácio da Instrução

Mesa de Debates – Cinema dia 25 de outubro, das 19h às 21h no  Palácio da Instrução