Pular para o conteúdo
Voltar

6ª Maratona de Negócios Criativos prossegue com atividades até dia 31

Evento é voltado ao fomento do empreendedorismo em Mato Grosso
Angélica Moraes | SEC-MT

Toda a programação desta edição das Maratonas acontece no Centro Sebrae de Sustentabilidade - Foto por: Meneguini/GCom-MT
Toda a programação desta edição das Maratonas acontece no Centro Sebrae de Sustentabilidade
A | A

Seguem a todo vapor, no Centro Sebrae de Sustentabilidade, as consultorias e capacitações da 6ª Maratona de Negócios Criativos. Até o dia 31 de março acontecem diversas atividades voltadas aos empreendedores nas mais diversas áreas, entre elas artes, negócios digitais e criações funcionais. Os temas abordados nesta edição são: gestão de negócios criativos, liderança criativa e comunicação empresarial. 

A sexta edição das Maratonas - a primeira do ano de 2017 - foi aberta com a palestra Novas Competências para Lideranças Estratégicas e Gestão de Negócios Criativos, proferida por Marcelo Nascimento, responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do Istituto Europeo de Design (IED Rio de Janeiro).

“O empreendedor deve ter em mente que é preciso manter o produto relevante para o seu público e entender a necessidade deste público para adaptar seu produto a ele. Isso é o mais importante hoje em dia, porque a gente está passando por mudanças muito rápidas e poucos empreendedores estão preparados para fazer essa adaptação”, disse o palestrante.

As Maratonas estão inseridas no Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa, iniciativa intersetorial do Governo de Mato Grosso que envolve cinco secretarias – Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Trabalho e Assistência Social,  Ciência e Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Econômico e tem como parceiro o Sebrae MT.

“Esse é um trabalho conjunto em que estas instituições se congregam para incentivar os negócios criativos. No entanto, não adianta apenas a inventividade. Há a necessidade de uma administração científica, ou seja, todos os princípios básicos da administração moderna”, observou José Guilherme Barbosa Ribeiro, superintendente do Sebrae/MT. “Vamos juntar as forças para levar o conhecimento de gestão de negócios para estas pessoas que já têm a inovação e criatividade no DNA de suas próprias vidas. É uma tentativa de fazer com que empresas comecem o negócio de maneira correta, diminuindo o risco de insucesso”, completou.

“Uma iniciativa que articula negócios criativos e empreendedorismo é sempre destaque. A Secretaria de Ciências e Tecnologia apóia iniciativas que fortaleçam e fomentem novos empreendimentos que geram emprego e renda”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Pereira.

Ao longo de toda a semana o público inscrito nas oficinas e consultorias terá à disposição uma gama de conhecimento voltado ao fomento do empreendedorismo. “Buscamos desenvolver a expertise necessária no empreendedor. Acreditamos que, a partir de idéias, podemos gerar emprego e renda”, frisou Luana Gattass e Silva, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa.

Para o secretário de Cultura, Leandro Carvalho, o sucesso das Maratonas anteriores, realizadas ao longo do ano passado, revela que a o programa está no caminho certo. “Tivemos um resultado bastante positivo, tanto na vinda de palestrantes que compartilharam seu conhecimento conosco quanto no atendimento individualizado. Retomamos a iniciativa com muito entusiasmo e expectativa para que o Governo de Mato Grosso possa seguir evoluindo fortalecimento desse setor”, concluiu.