Próxima maratona de Negócios Criativos será em Sinop

Esta é a primeira edição do evento no interior e as inscrições já estão abertas

A iniciativa faz parte do Mato Grosso Criativo, programa intersetorial de desenvolvimento da economia criativa no estado - Foto por: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 7ª Maratona de Negócios Criativos, que será realizada de 27 a 30 de junho, em Sinop. Esta é a primeira edição do evento no interior do estado e faz parte da política de descentralização das ações do governo. O evento, formado por palestra, painel, oficinas e consultorias, tem como foco a capacitação de empreendedores das diversas áreas da economia criativa como arte, tecnologia e consumo (gastronomia, arquitetura, moda, etc.). A Maratona será realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do MT Criativo.

A abertura do evento, dia 27 às 19h, fica por conta do painel 3x10 que recebe os empreendores locais Mari Bueno, artista plástica, Rafaela Dalmaso, arquiteta, e Cléber Nunes, publicitário, que irão dividir como público seus cases de sucesso. Após o painel, o evento recebe a consultora em economia criativa, inovação e professora da Universidade de Vitória, Luza Carvalho. Ela fará uma palestra sobre a “Economia Criativa: criatividade e inovação como um diferencial competitivo”, que abordará o processo de criação, produção e distribuição dos modelos de negócio que utilizam a criatividade e a inovação como insumo.

Entre os dias 28 e 30, sempre das 19h às 22h, serão oferecidas ao público quatro oficinas: Comunicação e Redes Sociais, ministrada pela videomaker Bianca Sperandio; Produção Cultural, elaboração de projetos e captação de recursos, ministrada pela produtora cultural Carla Osório; Design Thinking, produtos e serviços, ministrada pela consultora Luza Carvalho; e Empreendedorismo e Modelagem de Negócios, ministrada pela consultora e coach Cássia Lopes.

Durante o período matutino (de 29 a 30) serão realizadas as consultorias, com o objetivo de fornecer um atendimento personalizado aos empreendedores para a formatação e desenvolvimento dos seus negócios e potencialidades. São quatro áreas de consultoria: Design de Produtos e Serviços; Redes Sociais; Produção Cultural; e Modelos de Negócios.

A iniciativa faz parte do Mato Grosso Criativo, programa intersetorial de desenvolvimento da economia criativa criado pelo Governo de Mato Grosso e voltado ao incentivo, fomento e fortalecimento da economia criativa do estado, que envolve diversas instituições e tem como parceiro o Sebrae MT.

A edição de Sinop é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Prefeitura Municipal de Sinop, CDL Sinop, NIT/Unmat, Sebrae MT, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Trabalho e Assistência Social (Setas),  Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso e Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Parque Tecnológico MT e Programa Mato Grosso Criativo e conta com o apoio da Booz Viagens.

7ª Maratona de Negócios Criativos

Data: 27 a 30 de junho