Pular para o conteúdo
Voltar

MT Criativo lança programa de aceleração de negócios e espaço compartilhado

Assessoria | SEC-MT

O Arena+ é um ambiente diferenciado que dará apoio à criação e desenvolvimento de negócios - Foto por: Divulgação
O Arena+ é um ambiente diferenciado que dará apoio à criação e desenvolvimento de negócios
A | A

Mais empregos, oportunidades e renda para os empreendedores voltados à economia criativa em Mato Grosso. Este é o objetivo do Governo do Estado com o anúncio de mais investimentos no setor, por meio do lançamento do Programa de Pré-Aceleração de Negócios Criativos, o Ideação. Além disso, o Executivo investe na disponibilidade de espaços compartilhados, com a inauguração do Arena+.

A cerimônia de lançamento será nesta sexta-feira (21.07), a partir das 10h, no terceiro piso da Arena Pantanal, ocupado agora pela Superintendência da Economia Criativa. O espaço embrionário prepara o setor para o advento do Parque Tecnológico e do Centro de Referência que terá como cenário o Grande Hotel, no Centro Histórico da Capital mato-grossense.

O Arena+ é um ambiente diferenciado para que os empreendedores criativos e inovadores dos eixos estratégicos dos negócios digitais, criações funcionais e artes possam ter apoio para a criação e desenvolvimento de negócios no coworking, programa de pré-aceleração de negócios criativos.

De acordo com a superintendente da Economia Criativa, Luana Gattass, o coworking atenderá até 80 empreendedores em duas salas. Já o Ideação, segundo ela, prevê a realização de outras atividades e eventos idealizados de forma colaborativa entre os agentes públicos e privados de inovação e economia criativa. A consolidação do espaço é resultado de parcerias entre o Governo de Mato Grosso, iniciativa privada e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).

“O objetivo é auxiliar empreendedores dos eixos estratégicos dos negócios digitais, criações funcionais e artes a transformarem suas ideias em negócios, por meio de um programa de capacitações e mentorias intensas que ocorrerão no espaço Arena+”, explica.

O Mato Grosso Criativo é o programa intersetorial de governo que articula ações de cinco Secretarias de Estado, com o objetivo de criar política, diretrizes e ações para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense. O programa visa também articular uma rede de negócios que contemple os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social; identificar, desenvolver, fortalecer e fomentar os segmentos e territórios criativos; e promover a geração de novos empreendimentos, trabalho e renda.

Fazem parte do programa as Secretarias de Estado de Cultura (SEC), de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O programa contará com diversas ações nos eixos de capacitação e formação, fomento e empreendedorismo, estudo e pesquisa e desenvolvimento de territórios criativos.