Pular para o conteúdo
Voltar

Mundo Criativo terá artes e gastronomia como destaque no Vem pra Arena

Bruna Obadowski

A | A

Na primeira edição do Vem pra Arena do ano, a ser realizado no sábado (12) e domingo (13), o Mundo Criativo terá seu espaço garantido, apresentando ao publico um ambiente regado a cores, sabores e aromas, destacando o mundo das artes e das criações funcionais, segmentos da Economia Criativa que reúnem mais de 15 categorias da Rede Criativa.

Trata-se de um espaço no Vem pra Arena dedicado a fomentar e potencializar Economia Criativa do Estado, por meio de vivência e comercialização de serviços e produtos que tem como principais recursos de sua produção a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico. A ação acontece durante todo o Vem pra Arena e conta com mais de 20 expositores do Mundo das Artes e das criações funcionais, dentre eles as artes visuais, fotografia, artesanato, literatura, moda, gastronomia, cultura popular e tradicional.

O Mundo Criativo ocorre regularmente durante as edições do Vem pra Arena e já contemplou mais de 100 expositores, artistas e agentes da Economia Criativa no ano de 2016 e 2017. Para Edilberto Magalhães, coordenador de articulação institucional, o Mundo Criativo “é um espaço de promoção da Economia Criativa dentro do Vem pra Arena, onde os artistas e produtores têm a oportunidade de divulgar e comercializar seu trabalho, além de expandir sua rede de contatos”. “Para o público, é uma oportunidade de perceber políticas públicas no Estado voltadas ao incentivo da Economia Criativa”.

A ação é promovida pelo programa MT Criativo, iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado através das Secretarias de Estado de Cultura em parceria com a SEDEC, SETAS, SECITEC e SEDUC.

 

MT Criativo

O MT Criativo é um programa que reúne um conjunto de diretrizes e ações para o desenvolvimento da Economia Criativa no território mato-grossense. Uma de suas principais diretrizes é articular uma rede de negócios para fortalecer e fomentar os segmentos e territórios criativos, gerando novos empreendimentos, emprego e renda. A criação do centro da economia criativa do estado, realização do Mapeamento das Iniciativas Criativas de Mato Grosso e institucionalização da “rede criativa” também são parte do projeto, que atualmente é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura – SEC, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer – SEDUC, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, em parceria com SEBRAEZ/MT.