UNIDADES VINCULADAS
Orquestra do Estado de MT
Cine Teatro Cuiabá
Museu da Pré-história (Casa Dom Aquino)
Pontos do Mato (Pontos de Cultura)
Pavilhão das Artes
Museu Histórico MT
Museu de Arte Sacra
Plano Estadual de Cultura MT
Webmail Digoreste
Webmail Expresso
Pontão Viola de Cocho


 
 
Nome:
e-mail:
Assinar Cancelar
   
 
Destaques
LITERATURA
Mato Grosso marca presença no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Por NAINE TERENA / WALESKA BARBOSA

Mato Grosso marca presença no XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A festa, que se realiza de 20 a 29 de julho, deve reunir cerca de 30 mil pessoas em torno das manifestações tradicionais dos povos quilombolas e indígenas, na Vila de São Jorge, localizada a 37 km da cidade de Alto Paraíso, ao norte do Estado de Goiás.

Identidade, sustentabilidade, economia criativa e patrimônio imaterial são alguns dos temas abordados no evento no Centro-Oeste do País, com repercussão nacional e internacional. O XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e patrocinado pela Petrobras e Eletrobras Eletronorte, além de outros parceiros. A programação, com vistas ao fortalecimento das culturas tradicionais e em convergência com as políticas públicas para a área de patrimônio imaterial, acontece em espaços como a Aldeia Multiétnica, o palco, a igreja, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a Feira de Oportunidades Sustentáveis.

Para a Aldeia Multiétnica está prevista a participação de 200 indígenas, representando os povos Yawalapiti, Kaiapó, Krahô, Xavante, Fulni-ôDesana, Kaxinawa, Kuntanawa,Yawanawá e Guarani. No palco acontecerão apresentações de grupos artísticos da Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além de uma atração internacional. Os grupos Siriri - Pássaros Tangará, Catireiros do Araguaia, Congo do Livramento, também marcam presença na programação, além de representantes dos Pontos de Cultura de Mato Grosso.

O encontro busca ampliar o conceito de cultura, mostrando ser possível, por meio dela, que povos tradicionais tenham uma opção a mais de geração de trabalho e renda. Por isso, a valorização do patrimônio imaterial da região e a criação de políticas públicas que resguardem as manifestações artísticas locais são também discutidas no evento.

 


Confira também:




21.05.13 14h40
Fotógrafo José Medeiros mostra o Pantanal em Fórum Nacional de Secretários
_______________________________
17.05.13 18h02
Projeto visa a importância da cultura para estudantes
_______________________________
16.05.13 16h32
Municípios têm até 14 de julho para realizar a conferência de cultura
_______________________________
16.05.13 16h13
Festa do Senhor Divino inicia neste sábado
_______________________________

 
Nome *
e-mail *
Site
Este espaço é destinado para a publicação de comentários. Perguntas e dúvidas sobre as informações publicadas no site devem ser enviadas para o Contate a Cultura.
 
Comentário:
 
Copyright (c) 2008 - Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso - Todos os direitos Reservados
Av. Presidente Getúlio Vargas, 247 – Centro – Cuiabá – MT – CEP 78005-370 – Fone/Fax: 0xx(65) 3613-0201